I Simpósio Luso-Aragonés en Beja (Alentejo, Portugal) con la participación de Amigos de los Castillos de Aragón



Simpósio Luso-Aragonês de História da Arte dia 30 de Abril, pelas 17h, na igreja de Nossa Senhora dos Prazeres/Museu Episcopal, em Beja.

Texto en portugués:

Relações Culturais e Religiosas entre Portugal e Aragão suscitam debate científico em Beja Portugal e Aragão encontram-se unidos por laços históricos muito antigos, que jogaram um papel importante no equilíbrio geoestratégico das várias nações da Península Ibérica. Estes vínculos acentuaram-se, de maneira notável, com o casamento, celebrado em Trancoso em 1288, do rei D. Dinis com a infanta D. Isabel, filha de Pedro III de Aragão e Constança da Sicília.

Figura marcante da história peninsular, D. Isabel, a Rainha Santa, desempenhou um papel fundamental nas relações diplomáticas entre Portugal, Aragão e Castela, e contribuiu decisivamente para a rede assistencial portuguesa. Promoveu também vasto mecenato artístico, atraindo artistas e artífices aragoneses e catalães ao nosso país, como foi o caso do célebre escultor Mestre Pêro, activo em Coimbra e depois em Évora, cujas obras se estenderam a todo o território nacional e à Galiza. Figuras próximas da rainha, como a princesa bizantina D. Vataça, senhora de Santiago do Cacém e Panóias, colaboraram activamente neste processo de integração cultural, que teve um dos seus epicentros no Alentejo.

O Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, o Governo Civil de Beja, a Institución Cultural “Fernando el Católico” (Diputación Provincial de Zaragoza) e a Delegación de Património del Obispado de Tarazona promovem a realização, no dia 30 de Abril, pelas 17 H 00, na igreja de Nossa Senhora dos Prazeres/Museu Episcopal, em Beja, do I Simpósio Luso-Aragonês de História da Arte.

Esta iniciativa chama a atenção para uma herança cultural comum, pouco estudada até agora, mas que assume grande destaque na identidade de Portugal e de Aragão. Além de revisitar o passado, o encontro propõe pistas de reflexão em torno de problemas que se fazem hoje sentir com acutilância, como o inventário e a salvaguarda dos monumentos de carácter religioso ou a reutilização das fortalezas medievais no âmbito de rotas turísticas. A criação de um itinerário cultural luso-aragonês é, aliás, um dos temas em debate. Outro projecto consiste na realização de uma exposição sobre a vida quotidiana no tempo de D. Dinis e D. Isabel, a ter lugar no palácio da Aljaferia, em Saragoça, palácio muçulmano do século XI, depois transformado em residência dos soberanos aragoneses. Aqui nasceu a Rainha Santa em 1271 e aqui funcionam actualmente as Cortes – o parlamento aragonês.

O estudo desta problemática e o seu enquadramento na cooperação luso-aragonesa contam com as intervenções de reputados especialistas nos âmbitos da história e da arte, entre eles Manuel Gracia Rivas (Presidente do Centro de Estudios Borjanos da Institución “Fernando El Católico”), Miguel Antonio Franco (Delegado Episcopal do Património de Tarazona), Wifredo Rincón García (investigador do Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Madrid) e Manuel Giménez (Presidente da Asociación de Castillos de Aragón).

A coordenação do Simpósio é da responsabilidade de José António Falcão (director do Departamento do Património da Diocese de Beja).A colaboração cultural e científica entre o Alentejo e Aragão, iniciada há alguns anos, conduziu à realização da exposição Um Rio de Água Pura – Arte Sacra do Sul de Portugal, que fez parte do programa oficial da Expo Zaragoza 2008, a convite das autoridades espanholas, e esteve patente ao público em três museus da cidade de Borja, em Zaragoza, um dos principais pólos de turismo patrimonial de Aragão. O sucesso da iniciativa junto do público da exposição internacional, traduzido em muitos milhares de visitantes, apontou o caminho para a continuidade do trabalho conjunto entre alentejanos e aragoneses, cada vez mais importante no âmbito da “Europa das Regiões”, envolvendo os municípios, as universidades, os museus e as demais forças vivas presentes no terreno.

Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja

http://www.diocese-beja.pt/site/index.php?name=News&file=article&sid=766
http://mirobrigablog.blogspot.com/2009/04/simposio-luso-aragones-de-historia-da.html

No hay comentarios: